Menu
 
 
Downloads
Nós



Mostra Internacional de MAIL ART

 




Contador de Visitas:
622802
   
Artigos - Poema Visual - Visual Poem - Poema Visual
por:

Poema Visual

Texto de Hugo Pontes

Podemos dizer que a ousadia do experimentalismo poético não estacionou no Concretismo. As experiências prosseguiram e continuam até os nossos dias com resultados surpreendentes. A partir da década de 70, no Brasil, os poetas visuais surgem timidamente, promovendo as suas primeiras exposições e publicações alternativas.

Com o passar do tempo, inúmeros adeptos se integram ao movimento do poema visual e cada um manifesta a sua arte utilizando-se dos recursos mais variados: xerografia, computador, holografia, vídeo, cartazes impressos, laser, cartões postais, selos e carimbos.

A temática explorada, em sentido universal, é o homem e seu estar-no-mundo. Em caráter particular, no Brasil, exploram-se a incompetência da política nacional, a miséria, a dívida externa, a ilusão da loteria, o dilema humano da energia atômica, o conflito psicológico do ser e os temas eróticos.

O poema visual caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal. A palavra, no caso, é muito bem explorada e colocada, compondo um todo harmônico capaz de permitir ao "vleitor" - aquele que lê e vê ou só vê - uma infinidade de leituras, de acordo com o nível do seu conhecimento, experiência de mundo, cultura e escolaridade.

O poema visual, no Brasil, encontra eco em algumas raras publicações, principalmente as alternativas que abrigam trabalhos de poetas como Joaquim Branco, Márcio Almeida, Marcelo Dolabela, Sebastião Nunes e Hugo Pontes (MG); Paulo Bruscky e Antônio Andrade, (PE), Philadelpho Menezes e Constança Lucas, Elson Fróes e Artur Soares (SP); Maynand Sobral (CE); Ricardo Alfaya e Amelinda Alves, Moacy Cirne (RJ), Gilberto Mendonça Teles (RJ); Rubervan du Nascimento (PI); Hugo Mund Júnior (DF); Falves Silva, Avelino de Araújo, J. Medeiros e Bianor Paulino (RN); Sérgio Almeida (PR).

As publicações existentes, hoje, voltadas para o poema visual são a página ComunicARTE, do Jornal da Cidade de Poços de Caldas-MG; Revista Dimensão de Uberaba-MG; o Suplemento Cultural "Garatuja", de Bento Gonçalves-RS; A Cigarra, de Santo André-SP; O Capital, de Aracaju-SE.

Minas tem muita história para contar sobre o poema visual, pois aqui está um dos núcleos mais vigorosos e consistentes dessa manifestação.

Visual Poem

We can say that the daring of the experimentation poetic didn't park in Concretismo. The experiences continued and they continue until our days with surprising results. Starting from the decade of 70, in Brazil, the visual poets appear timidly, promoting its first exhibitions and alternative publications.

With passing of the time, countless followers integrate into the movement of the visual poem and each one manifests its art being used of the most varied resources: xerography, computer-Art, digital-Art, holography, video, printed posters, laser, postcards, stamps, etc.

The thematic explored, in universal sense, it is the man and its be-knot-world. In private character, Brazil, they are explored the incompetence of the national politics, the poverty, the foreign debt, the illusion of the lottery, the human dilemma of the atomic energy, the psychological conflict of being and the erotic themes. The visual poem is characterized by valuing the image as universal entity. The word, in the case, is very well an appendix explored and placed, composing an all harmonic one capable to allow to the " vleitor " an infinity of readings, in agreement with the level of its knowledge, experience, culture and school level.

The visual poem, in Brazil, finds echo in some rare publications, mainly the alternatives that shelter poets' works as Joaquim Branco, Márcio Almeida, Marcelo Dolabela, Sebastião Nunes, Geraldo Magela and Hugo Pontes (MG); Paulo Bruscky and Antônio Andrade (PE),; Fred Maia, Philadelpho Menezes, Constança Lucas, Elson Fróes and Artur Soares (SP); Maynand Sobral (CE); Ricardo Alfaya, Moacy Cirne (RJ), Gilberto Mendonça Teles; Rubervan du Nascimento (PI); Hugo Mund Júnior (SC); Falves Silva, Avelino de Araújo, J. Medeiros and Bianor Paulino (RN); Sérgio Almeida (PR)

The existent publications, today, gone back to the visual poem they are the page ComunicARTE, of the Jornal da Cidade de Poços de Caldas-MG; Revista Dimensão, de Uberaba-MG; the Cultural " Suplemento Garatuja ", of Bento Gonçalves-RS; A Cigarra, de Santo André-SP; O Capital, de Aracaju-SE.

Minas Gerais have a lot of history to count on the visual poem, because here it is one of the most vigorous and consistent nucleous of that manifestation. (Translation: Ana Maria Sarti)

Poema visual

Podemos decir que la osadía de la experimentación poética no estacionó en Concretismo. Las experiencias continuaron y ellos continúan hasta nuestros días con resultados sorprendentes.    Empezando de la década de 70, en Brasil, los poetas visuales aparecen tímidamente y promueven sus primeras exhibiciones y publicaciones  alternativas.    Con  el pasar del tiempo, los seguidores innumerables integran en el movimiento del poema visual y cada uno manifiesta su arte a usándose de los recursos más variados: xerografía, computadora, holografía, carteles, impresos, videos,  láser, tarjetas postales, estampas, etc.,,      El tema explorado, en sentido universal, es el hombre y su estar en el mundo. En carácter privado, Brasil, ellos se exploran la incompetencia de la política nacional, la pobreza, la deuda externa, la ilusión de la lotería, el dilema humano de la energía atómica, el conflicto psicológico del ser y los temas eróticos,.    El poema visual es caracterizado valorando la imagen como entidad universal. La palabra, en el caso, es muy bien un apéndice explorado y puso y compone un todo armónico uno capaz permitir al "vleitor" una infinidad de lecturas, en acuerdo con el nivel de su conocimiento, experimentan, cultura y nivel escolar.    El poema visual, en Brasil, el eco de los hallazgos en algunas publicaciones raras, principalmente las alternativas que albergan los trabajos de poetas como Joaquim Branco, Márcio Almeida, Marcelo Dolabela, Sebastião Nunes y Hugo Pontes (MG); Paulo Bruscky y Antonio Andrade (PE),; Fred Maia, Philadelpho Menezes, Élson Fróes, Constança Lucas y Artur Soares (SP); Maynand Sobral (CE); Ricardo Alfaya, Moacy Cirne y Gilberto Mendonça Teles (RJ);  Rubervan Du Nascimento (PI); Hugo Mund Júnior (DF); Falves Silva, Avelino de Araújo, J. Medeiros y Bianor Paulino (RN); Sérgio Almeida (PR).    Las publicaciones existentes, hoy, se remontadas al poema visual ellos son: ComunicARTE, del periódico Jornal da Cidade, de Poços de Caldas-MG; Revista Dimensão de Uberaba-MG;  el  "Suplemento Cultural Garatuja", de Bento Gonçalves-RS;  A Cigarra, de Santo André-SP y O Capital, de Aracaju-SE.     Minas Gerais tienen mucha historia para contar con el poema visual, porque aquí está uno de los núcleos más vigorosos y consistentes de esa manifestación.

                                                      

   
Voltar
 

Copyright © 2002 Victor Hugo Manata Pontes. Todos os direitos reservados.